Sobre o Tremembé

bairro do Tremembé

Tremembé, que em tupi significa alagadiço, é um distrito situado na zona norte da cidade de São Paulo.

O Bairro Tremembé, pertencente ao distrito homônimo, surgiu em 1890, e seu aniversário é comemorado em seu dia oficial, 10 de novembro.

O Distrito

É provavelmente a região urbana com maior densidade de área verde na cidade. Junta-se à vegetação das ruas e terrenos as extensas matas do Horto Florestal e do Parque Estadual da Cantareira, que ficam em volta - parte do parque pertence ao distrito vizinho Mandaqui. Porém, o crescimento imobiliário, com a transformação de pequenos terrenos em condomínios horizontais, tem feito diminuir a cobertura vegetal. Ainda é uma região pouco verticalizada, o que a diferencia de outros distritos da cidade. Aguarda-se a definição sobre o atual Plano Diretor da Cidade, para ver em que ele afetará a característica do distrito.

O distrito do Tremembé (o 4º em tamanho entre os 96 distritos da cidade) inclui diversos bairros. Em áreas mais distantes, loteamentos clandestinos colocam em risco as áreas de mananciais junto à serra, devido ao desmatamento e à urbanização sem planejamento.

Tremembé tem um forte vínculo de participação comunitária entre suas entidades, das quais vale destacar o Lions e o Rotary locais, a paróquia São Pedro, o Fundação Gol de Letra e várias outras, que costumam se integrar para realizar ações.

Abriga o Instituto Florestal, onde está o Horto Florestal, criado no final do século XIX por Albert Löfgren. A partir daí também se atinge um dos núcleos do Parque da Cantareira, reserva de Mata Atlântica que pertence à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

Também encontra-se no distrito a tradicional escola da região, EE Arnaldo Barreto, criada no ano de 1922 e com funcionamento até os dias atuais.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Tremembé

Blog do Guia do Bairro do Tremembé

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Norte

Cantareira, Jaçanã, Mandaqui, Lauzane, Barro Branco, Tucuruvi, Vila Medeiros

Dados Principais sobre o Tremembé

População 185.731 hab. (2010)
Renda média R$ 1.120,66
IDH 0,826 - elevado
Subprefeitura Jaçanã - Tremembé
Região Administrativa Nordeste
Área Geográfica 2

Vídeo sobre o bairro do Tremembé
Veja mais vídeos sobre o Bairro do Tremembé

Mapa Tremembé

 

Moradores ilustres do Tremembé

 

   

  Sobre o EncontraTremembé
Fale com EncontraTremembé
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Tremembé no Facebook siga o Encontra Tremembé no Twitter Encontra Tremembé no Google+


Termos EncontraTremembé | Privacidade EncontraTremembé